Folha de S.Paulo e UOL
Os gravadores da caixa-preta do avião que caiu anteontem em Recife, matando 16 pessoas, foram danificados pelo fogo.
No entanto, o presidente da comissão que investiga o acidente no Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), coronel Fernando Silva Alves de Camargo, disse que, apesar dos danos, as condições de leitura dos equipamentos ainda serão verificadas. A afirmação foi feita à rádio Força Aérea AM.
Também serão analisados outros materiais coletados, como motores e hélices.
O avião bimotor LET-410, da Noar Linhas Aéreas, caiu com 16 pessoas --dois tripulantes e 14 passageiros-- em um terreno à beira-mar três minutos após decolar. Com o impacto, a aeronave, que ia de Recife para Mossoró (RN), pegou fogo e explodiu.
O delegado Guilherme Mesquita, designado pela Polícia Civil de Pernambuco para investigar a queda do avião, já tem pelo menos uma linha de investigação: a falha em uma das duas turbinas teria causado o acidente.
Segundo Mesquita, a polícia analisou vários vídeos que flagraram a queda do bimotor. "Pelas características que antecederam a queda do avião, é possível que tenha ocorrido problema de perda de uma das turbinas do bimotor."
Luciana Lazarini, enviada especial
do Agora
BRASÍLIA -- O governo vai pagar os atrasados da revisão pelo teto entre os dias 31 de outubro deste ano e 31 de janeiro de 2013. Serão contemplados antes, em outubro, cerca de 69 mil segurados que têm até R$ 6.000 para receber. A bolada será paga de uma vez. Receberão 131 mil segurados com benefícios limitados à época da concessão entre 5 de abril 1991 e 1º de janeiro de 2004.
O calendário de pagamento foi anunciado ontem pelo ministro da Previdência, Garibaldi Alves, após acordo com o Ministério da Fazenda e a Advocacia-Geral da União.
Agora, o governo irá apresentar a proposta de pagamento à Justiça de São Paulo, que deverá aprovar o calendário para que ele possa valer. Isso porque uma decisão obriga o INSS a pagar os atrasados até dezembro de 2012. Como o calendário do INSS prevê parte do pagamento em 2013, é preciso que a Justiça concorde com a proposta.